quarta-feira, 15 de maio de 2013

Angelina Jolie revela que retirou seios para evitar câncer

A atriz norte-americana Angelina Jolie (37anos), vencedora de um Oscar e três prêmios Globos de Ouro, anunciou ter se submetido a uma mastectomia dupla (retirada dos seios) para reduzir suas chances de desenvolver câncer de mama.

Jolie, explicou suas razões para a cirurgia em uma artigo publicado na edição desta terça feira no jornal americano The New York Times.

Disse que os médicos estimaram que ela tinha um risco de 87% de desenvolver câncer de mama e 50% de ter câncer no ovário.

"Decidi ser proativa e reduzir o risco o máximo que podia", afirmou a atriz, mãe de seis filhos.

Ela afirmou que o processo de retirada dos seios começou em fevereiro e foi completado em abril. De acordo com ela, suas chances de desenvolver câncer de mama agora caíram de 87% para menos de 5%.

No artigo intitulado My Medical Choice (minha escolha médica), Jolie explicou que sua mãe lutou contra o câncer por quase uma década e morreu aos 56 anos. "Meus filhos pergutaram se o mesmo poderia acontecer comigo. Eu sempre lhes disse para não se preocupar, mas a verdade é que carrego um gene defeituoso, BRCA1, que aumenta drasticamente o meu risco de desenvolver câncer de mama e câncer de ovário."

Angelina ficou grata ao apoio que recebeu do marido, o ator Brad Pitt: "Tenho sorte de ter um parceiro como ele, que me ama e apóia tanto. Qualquer um que tenha uma mulher ou namorada passando por essa experiência precisa saber que é uma parte importante dessa transição".

Disse ainda que "Brad esteve junto em todos os momentos" e que, "Não me sinto menos mulher, sinto-me mais poderosa porque fui capaz de fazer uma escolha forte que de forma alguma diminui a minha feminilidade."