quinta-feira, 30 de maio de 2013

Banana, o super alimento

Banana possui vários benefícios para a saúde

Imagem: Oscar Ramos www.piensapositivo.cl
Prata, d'água, nanica, da terra, ouro, maçã. O sobrenome não importa! O que vale é ser banana! Originária da Ásia, é o quarto alimento mais produzido no mundo. Bastante conhecida e consumida no Brasil, a fruta é rica em potássio, mas alguns nutrientes se destacam bastante, fazendo com que a banana atue em diversos órgãos, distribuindo benefícios. Vamos destacar os principais:

  • Carboidratos - Presentes na banana fornecem energia para o organismo realizar todas as suas funções. 

  • Fibras - São um caso à parte, as insolúveis auxiliam na regularização da função intestinal e as solúveis formam uma espécie de esponja, auxiliando no controle do colesterol, além de aumentar a sensação de saciedade.

    Banana também é rica em minerais:

    Potássio - O conhecido potássio padroniza o balanço de água no organismo e participa no mecanismo de contração e relaxamento dos músculos.

    Fósforo - É muito importante na formação de ossos e dentes, intervindo também nas reações químicas em que se liberta energia.

    Magnésio - É essencial para o corpo humano, participando em mais de 300 processos biológicos, incluindo a contração muscular. É ele quem evita a cãibra muscular, mantém um bom funcionamento dos músculos, nervos e densidade óssea. É por causa do magnésio que a fruta é tão apreciada por quem faz exercícios físicos.

    Uma infinidade de vitaminas:

    Vitamina A - Essencial para o bom funcionamento dos olhos. A falta desta vitamina pode gerar dificuldades de se enxergar com luz fraca, causar alterações oculares levando até mesmo a cegueira total. É importante também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e participa da defesa do organismo, pois ajuda a manter as mucosas úmidas e saudáveis.

    Ácido fólico - Uma vitamina do complexo B, é importantíssimo para a manutenção da saúde do ser humano. A carência de ácido fólico pode causar quadros de diarreia, má absorção de nutrientes e nível gastrointestinal e, ainda, anemia. Ele é, ainda, muito importante durante a gestação, pois colabora na diminuição dos problemas em relação à formação do bebê.

    Vitamina C - Ao contrário do que muita gente pensa, tem sim, vitamina C. A vitamina C estimula o sistema imunológico, promovendo maior resistência às infecções, aumentando absorção do ferro proveniente de alimentos de origem vegetal como, por exemplo, feijão, espinafre e lentilha; auxilia no processo de cicatrização de feridas, sangramentos de gengivas e pequenos cortes. Além disso, a vitamina C atua como antioxidante, neutralizando a ação dos radicais livres que desencadeiam o processo de envelhecimento precoce, desenvolvimento de câncer e doenças do coração.

    A banana também possui um aminoácido chamado triptofano que é precursor da serotonina, relacionada à regulação dos processos bioquímicos de humor e sono. O triptofano faz toda a diferença, cerca de 2º do triptofano presente na dieta é convertido em serotonina. A serotonina tem função inibitória ou de estimulação, no trato gastrointestinal controla as respostas de náuseas, vômitos, secreção intestinal e peristalse. No cérebro, ela tem função de regular o sono, o apetite, humor, memória, temperatura corporal, atividade motora.

    Agora não tem desculpa, faça da Banana sua aliada!
    Fonte: Yahoo Brasil