sábado, 15 de junho de 2013

Timothy Doner, o adolescente que aprendeu 23 línguas assistindo videos do YouTube


Timothy Doner não é um daqueles casos paranormais em que alguém acorda uma manhã falando uma língua diferente por acaso. O método para aprender novas línguas para este adolescente nova-iorquino de 17 anos, que revolucionou a internet com o seu testemunho, é deste mundo. Afirma ter aprendido 23 línguas diferentes, graças à internet, especialmente o Youtube.

Mais e mais pessoas usam a rede de computadores para praticar, mas ninguém tinha chegado tão longe. Embora nem todo mundo acredita nele.

Segundo Doner, o primeiro idioma foi o hebraico: "Eu aprendi a ouvir Rap através de bandas Israelenses", uma das suas principais preferências musicais. "Depois de seis meses, para mim, as conversas começaram a fluir mais fácil, apenas com as palavras que aprendi com as músicas", disse em entrevista.

O jovem norte-americano não só domina a gama dos principais idiomas europeus, como o espanhol, mas também foi se interessando em línguas minoritárias, por exemplo, alguns dialetos africanos. Entre suas aquisições que considera difíceis estão o chinês, árabe e suaíli. Além disso, de acordo com seu depoimento, em alguns casos, é capaz de assimilar um novo idioma em poucos meses ou mesmo algumas semanas.

Além de se dedicar muitas horas treinando conversas reais, o adolescente usa outras ferramentas como, material audiovisual, livros tradicionais (de papel mesmo) e aplicações no seu iPhone para recursos de aprendizado acadêmico.

Agora que é uma celebridade, os meios de comunicação do mundo todo têm falado dele como um exemplo a ser seguido.