terça-feira, 29 de outubro de 2013

[Curiosidades] As atividades matinais que podem contribuir para aumentar sua produtividade

 
As primeiras horas do dia podem ser a chave para um estilo de vida saudável e uma carreira bem-sucedida, afirma a americana Jennifer Cohen, que orienta executivos e empresários a aumentarem a produtividade através de hábitos saudáveis, inclusive pular cedo da cama. Em artigo publicado no site da Forbes, Jennifer mostra que acordar cedo é um ponto comum entre a maioria dos CEOs, autoridades do governo e outras pessoas influentes. Margaret Thatcher acordava todos os dias às 5h da manhã. O arquiteto Frank Lloyd Wright costumava levantar às 4h, e Robert Iger, CEO da Disney, acorda às 4h30, ela exemplifica.

Há pessoas que dizem funcionar melhor à noite. Mas, segundo especialistas em saúde, quem tem hábitos matutinos é mais proativo e produtivo. Se você está disposto a levantar um pouco mais cedo, inclusive aproveitando o horário de verão em sua cidade, para cultivar novos hábitos e, de quebra, ganhar mais disposição para enfrentar um dia duro de trabalho, confira a lista preparada por Jennifer com cinco coisas que as pessoas bem-sucedidas fazem antes das 8h da manhã.

Fazer exercícios — A maioria das pessoas que tem hábito de praticar atividades físicas diariamente se exercita pela manhã. Seja ioga ou um pulinho na academia, mexer-se antes do trabalho aumenta a energia para o dia a dia e dá aquela sensação de dever cumprido. Afinal, qualquer um pode dominar uma agenda repleta de compromissos e pilhas de trabalho após 200 abdominais, diz a especialista. Praticar esporte de manhã também elimina a possibilidade de ter um problema no coração, por exemplo, após um dia estressante. Mesmo que você não seja o maior fã de acordar cedo para correr, tente despertar 15 minutos antes do normal para uma sessão de flexões ou alongamento. Isso vai despertar seu corpo e prepará-lo para o seu dia.

Esquematize o seu dia — Maximize seu potencial fazendo uma lista das atividades do dia, assim como de objetivos e tarefas pendentes. A manhã é um bom período para fazer isso, pois geralmente é o período do dia mais calmo e silencioso, o que facilita na hora de o planejamento ser feito. Nas primeiras horas, é mais fácil pensar de maneira ininterrupta para encaixar tudo corretamente na agenda diária. Ao fazer o planejamento, diz Jeniffer, não se esqueça de sua saúde mental. Tire um intervalo de 10 minutos após uma reunião estressante para dar uma volta, tomar um café ou meditar. Além disso, reserve sempre um tempinho para comer algo nutritivo nos intervalos.

Tenha um café da manhã saudável — Sair correndo de casa apenas com uma xícara de café no estômago, além de não ser nada saudável, nunca dá certo. Assim que se sentar diante de sua mesa, a única coisa que vai pensar é no filé com fritas do almoço, que não chega nunca! O ideal é reservar um tempo extra na manhã para abastecer o seu corpo com os nutrientes que ele precisa. Isso vai ajudá-lo a manter o foco em suas atividades durante o expediente. E lembre-se: um bom café da manhã não é importante apenas para a parte física e mental, mas também para estreitar os laços com a família.

Medite — Atualmente, tanto se fala da importância da saúde física que às vezes a saúde mental é deixada de lado. A manhã é o período do dia perfeito para se experimentar um tempo de introspecção, meditação e “visualização”. Dê um tempo para pensar no dia que vem pela frente, e foque no sucesso que você terá. Mesmo que seja apenas um minuto de pensamentos positivos, isso vai ajudar a melhorar seu humor e diminuir o estresse durante o dia.

Comece pelo mais difícil — Todos possuem um item na lista de afazeres que causa arrepios só de pensar. Este tipo de tarefa costuma ser adiada por dias ou semanas, até que finalmente você decide colocar a mão na massa depois de muita procrastinação. Uma dica para se livrar desse estresse é justamente começar o dia de trabalho com as atividades mais indesejadas, aconselha Jeniffer. A manhã é geralmente o período em que todos estão mais descansados, portanto, é a hora certa de concretizar as missões mais difíceis. Assim, conforme for chegando o fim do expediente, você não estará tão estressado e cheio de coisas difíceis pendentes.
 
Publicado originalmente em O Globo